quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Seminário do dia 03/11/2010 - Linux Educacional

O Linux Educacional é uma distribuição do Linux desenvolvida pelo ministério da Educação destinado aos laboratórios de informática das escolas, pode ser utilizado em casa, mas este não é seu foco principal. Possui uma versão 3.0 baseada no Kubuntu 8.04 e uma versão de teste 4.0 baseada no Ubuntu 10.04.
No Linux educacional existe o Wine, que permite utilizar programas do Windows no Linux, possui ainda BrOffice instalado e iTALC que permite controlar outros computadores em rede. Há, também, um conteúdo do MEC de domínio público como hinos e vídeos da TV Escola. Junto com ele também vêm programas que auxiliam a Geografia, Matemática, Química etc.
Entre suas principais vantagens está o fato de que ele é gratuito, não sendo necessário pagar por uma licença. Sua instalação é fácil e rápida. Entretanto, por ser baseado em versões antigas do Kubuntu, o que pode causar problemas sérios de segurança, não possuindo Firewall, proxy ou outra medidas de monitoramento. Também não há muitas atualizações.
  • Freeduc
Surge como solução para unir educação escolar e Linux. É uma possiblidade que professores e alunos se familiarizarem-se com sistemas livres para educação, proporciona ainda o mínimo gasto com programas e hardwares. Possui inúmeros programas que estimulam o desenvolvimento educativo das crianças como: identificação de cores, alfabetização, conhecimento geográfico do planeta entre outros. Recebe grande apoio internacional e é reconhecido pela UNESCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário