segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Slogo95: simplicidade e funcionalidade a serviço da aprendizagem


Slogo95 ou Superlogo é um programa que pode ser usado para alunos do Ensino Fundamental ou Médio, é fácil de ser manejado, entretanto, dependendo do propósito para o qual esteja sendo usado, pode requerer certos conhecimentos de trigonometria como, por exemplo, saber o valor de ângulos de algumas figuras geométricas. Tal conhecimento pode se fazer necessário porque em uma de suas funções o usuário precisa construir figuras geométricas dando instruções à "tartaruga" que ao andar, reproduz traços na tela. Cada ângulo escolhido descreve a sua tragetória, proporcionando, assim, a confecção de figuras geométricas das mais variadas.

Sua manipulação é simples, principalmente por se assemelhar ao sistema do Windows, com sua caracterísica disposição de janelas na parte inferior. Além disso, possui janela de ajuda e, ainda, dá ao alunos a possibilidade de produzir inúmeros desenhos interessantes, tais como o catavento. Há também uma demonstração para auxílio. Isso tudo aguça a curiosidade e a criatividade de quem o usa, podendo ser uma ferramenta valiosa ao educador.
O Slogo95 faz parte da programação Logo que introduz exercícios primários que estimulam a criatividade, lembrando a filosofia de Seymor Papert. Os alunos podem ter uma aquisição de conhecimento independente, respeitando seu próprio tempo. O aluno aqui pode tomar posição ativa frente seu aprendizado, diferente do que tradicionalmente acontece. Ele na verdade ensina o computador a obedecer diversos comandos, ao invés do contrário. É uma das poucas maneiras de se ter controle sobre o computador.
Fontes de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário