segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Resumo do texto "O que são tecnologias e porque elas são essenciais".

A tecnologia é fruto do homem pois esse, dotado de raciocínio superior, fez uso das diversas ferramentas que a natureza lhe mostrou, no começo com pedras e paus até hoje com computadores e armamentos bélicos que desafiam o que se pensava a poucos anos atrás.
O homem dotado de sua ambição habitual, utilizou a tecnologia para dominar. Dessa forma, cria-se material bélico e o investimento de grande parte da riqueza de um país seja para mostrar sua superioridade ou para manter sua hegemonia. O fato é que isso demonstra, em grandes escalas, até onde o homem pode chegar por sua ambição. Mas tais fatos também servem para se fazer a criação de instrumentos úteis ao dia a dia, como o isopor etc. refletindo-se até na aprendizagem implantando-se a tecnologia na sala de aula como forma de aprimorar as écnicas de ensino.

Perguntas referente a aula de 30 de agosto de 2010

O que é um blog?
Blog é a abreviação de Web Log, é o espaço online onde podem ser postadas informações diárias ou com determinada frequência. Diferentemente de um site comum, ele não exige do usuário conhecimentos técnicos para ser criado. Pode ser usado para postar notícias, fatos de cunho pessoal, de humor, ou qualquer outro assunto que queira o dono do blog.

O que é um microblog?
Microblog é um espaço na internet semelhante ao blog, entretanto, as postagens de um microblog são pequenas, até 140 caracteres por exemplo como no caso do Twitter. A postagem pode se constitur de uma frase, link ou apenas uma palavra.

Qual a relevância de um blog na sua concepção?
Um blog é um espaço de exposição pessoal de assuntos e como tal, merece ser tratado com cautela. Alguns blogs de notícias, por exemplo, expõem a fonte de onde retiram suas informações, geralmente de sites com credibilidade. Mas toda e
qualquer informação de responsabilidade apenas do dono do blog não deve ser sempre tomada como correta.

Apresente os aspectos positivos e negativos em seu uso.
É bom pois fornece a possibilidade do usuário criar uma ágina na Web, sem necessariamente ter que pagar uma certa quantia todo mês semelhante ao que acontece com outros sites. Também é muito versátil. Entretanto, a liberdade que ele oferece ao usuário prejudica sua credibilidade, além do fato de que em seu endereço deve haver o nome da empresa onde o blog foi feito. Ex.: "Blogspot".

Quais os interesses de vocês em suas vidas profissionais?
Estudando na área de Educação, sendo um graduando em Pedagogia, pretendo trabalhar no ensino de Jovens e Adultos. Pretendo também, entretanto, fazer mestrado e, quem sabe, um posterior Doutorado.

Que dificuldades vocês sentiram em criar os seus blogs?
Na verdade, nenhuma, pois já havia criado blogs pessoais antes, já possuía inclusiva uma conta, o que facilitou bastante a criação deste blog. Se há alguma dificuldade foi manejar alguns recursos por que o Blogger mudou muitos e fazia muito tempo que eu não acessava a conta.

sábado, 28 de agosto de 2010


A equipe composta por Aldo Lourenço, Camila Saraiva e Fco. Wallysson S. Abreu aproveitou a semana para fotografar as palestras. Elas surpreendiam pelo público que, por vezes, tornava o novo auditório da Faculdade de Educação pequeno!

III Semana de Pedagogia movimenta a Faced



A III Semana de Pedagogia da UFC, realizada no período de 23 a 28 de agosto de 2010, foi um sucesso segundo os membros Centro Acadêmico. Atividades que tiveram, por certo, um resultado positivo sobre aqueles que compareceram ao evento. A substituição das aulas pela Semana não trouxe decréscimo de aprendizado aos graduandos que, por sua vez, receberam valiosas informações das quais nenhum estudante da área de educação deveria ficar sem saber. Aspectos de Psicologia, filosofia, currículo entre outros eram as pautas das palestras. Haviam também minicursos e oficinas que iam do desenvolvimento infantil ao debate sobre o novo ENEM. No último dia o professor Dr. Luís Távora, diretor da Faculdade de Educação falou aos presentes no auditório da referida faculdade, houve a solenidade de abertura do novo prédio do CA, um "coffee break" seguido por uma atividade cultural com música ao vivo.