quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ambientes virtuais e aprendizagem - AVA


Os ambiente virtuais de aprendizagem são ferramentas importantíssimas no auxílio do aprendizado, pois podem gerar em espaços na internet aulas que podem ser vistas de qualquer lugar, além de fornecer suporte para a postagem de textos e outros mecanismos que auxiliem no ensino, sendo dessa forma indispensável à EaD (Educação à Distância). Podem ser usados para completar aulas presenciais. São exemplos de AVA's: Socrates, Moodle, SOLAR.

Os ambientes virtuais de aprendizagem também integram diversas ferramentas da Internet que vêm ao seu auxílio. Sites de relacionamento e comunidades online podem ser ambientes virtuais de aprendizagem, entretanto, como seus fins podem ser os mais diversos, é interessante que seus propósitos sejam plenamente educacionais. E-mails, fóruns, conferências, bate-papos, arquivos de textos, wikis, blogs, são exemplos de ferramentas que auxiliam na aprendizagem virtual, podem, através desses ambientes, ser enviados textos, vídeos e links que ajudam bastante no ensino.


Todo o ambiente virtual é um ambiente de aprendizagem.O ambiente virtual é um espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando, assim, a construção de conhecimentos, logo, a aprendizagem. (Edméa Santos, 2002)


Ambientes digitais de aprendizagem são sistemas computacionais disponíveis na internet, destinados ao suporte de atividades mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação. Permitem integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções tendo em vista atingir determinados objetivos. (Educação a distância na internet - Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida)






Nenhum comentário:

Postar um comentário